Romanos 2:5 – Duro de coração

Romanos 2:5, “Mas você é duro de coração e não quer mudar de atitude. Assim vai fazer com que o seu castigo seja cada vez pior; o castigo que o espera naquele dia de fúria, em que Deus revelará os seus julgamentos justos.” (VFL)

A dureza de coração é uma condição que se desenvolve com uma pessoa que resiste aos esforços de Deus para mostrar-lhe o erro de seu caminho. Deus tenta mudar a atitude de uma pessoa mostrando-lhe, através de Sua palavra, da orientação dos irmãos em Cristo, e da colheita dos maus frutos que estão semeando.

Deus faz isso porque Ele sinceramente não quer perder ninguém. Mas a escolha final é da pessoa, feita à Sua imagem, e da sua prerrogativa de exercer seu livre arbítrio. Se uma pessoa continuar a resistir aos esforços de Deus, seu coração se tornará insensível e ela chegará a um ponto em que não pode chegar a arrependimento.

Há uma ideia popular em torno de que no fim Deus salvará a todos. No entanto, este versículo é um dos muitos que provam o contrário. Deus reservou um Dia em que Ele julgará as escolhas de vida de todos. A cada dia que passa, este Dia se aproxima. Quando chegar, não haverá mais oportunidade para as pessoas se arrependerem e aceitarem a Deus. Essa decisão deve ser tomada hoje. Hoje é o único dia no qual temos certeza de ter, para acertar.