Nesta seção da carta aos Romanos (1:17-32), Paulo está mostrando como as nações (não-judias) precisam das Boas Novas de Jesus para serem salvas, mesmo que eles não tiveram as muitas revelações da palavra de Deus que Israel teve. Na próxima seção (2:1—3:20), ele vai lidar com os pecados da nação judaica e como eles precisam deste Evangelho, mesmo sendo os guardiões da palavra de Deus. Mostrando assim que toda a humanidade (judeu e não-judeu) precisa do Evangelho de Jesus para ser salva.
Paulo termina esta seção sobre o estado de pecaminosidade dos gentios afirmando que a condenação dessas pessoas é certa porque eles conhecem o suficiente da lei de Deus para que não vivam dessa maneira. Na verdade, quem vive assim merece morrer. No entanto, eles não apenas ignoram o que Deus disse e continuam na vida desobediente que escolheram, mas o pior de tudo, eles encorajam outros a viverem em pecado também.
Quando escolhemos fazer o certo, incentivamos os que estão ao nosso redor a fazê-lo também. Quando escolhemos pecar, estamos encorajando essas mesmas pessoas a fazerem o mesmo. Somos responsáveis perante Deus por nossa influência sobre os outros.