Muitas pessoas, e até alguns cristãos, não veem seu pecado como o mal que ele é. Eles acreditam que seu pecado nada mais são do que erros, fragilidades do ser humano – “tudo menos pecado”. Mas Deus chama tudo isso de pecado. Essas atitudes que fazem de alguém um inimigo de Deus, o que é um pensamento incrível por si só, são atitudes que não são consideradas normais na sociedade moderna.
Desobedecer aos pais é simplesmente exercer seu próprio direito. Caluniar o caráter de alguém nada mais é do que ser “sincero”. Ter orgulho e querer transmitir suas realizações é como se avança no mundo. E quando a vida não te trata como você acha que merece (e certamente não vai, se seguir no caminho pecaminoso), culpamos a Deus por nosso infortúnio.
E quando começamos a nos afastar de Deus, entramos em uma ladeira escorregadia na qual não podemos mais nos impedir de cometer pecados cada vez maiores. Não chegaremos a um ponto e deixaremos de piorar, continuaremos nos afastando cada vez mais da imagem em que Deus nos fez. Só Ele pode nos trazer de volta e nos tornar inteiros novamente. E Ele só fará isso se O buscarmos.