SGN | Feb 15, 2023
À primeira vista, é fácil pensar que o Livro de Provérbios é uma obra só. Mas numa leitura mais atenta, logo descobrimos que Provérbios é uma coletânea de pequenos livros colocados num só livro, com mais de um escritor.
Com certeza Salomão é o principal escritor do livro de Provérbios. Observe os títulos que vêm no próprio texto massorético:
- Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel (Prov 1:1)
- Provérbios de Salomão. (Prov 10:1)
- Também estes são provérbios de Salomão, que foram transcritos pelos homens a serviço de Ezequias, rei de Judá. (Prov 25:1)
Esta informação fica bem respaldada, quando lemos 1 Reis 4.29-34. Lá o escritor sagrado nos diz que [Salomão] “compôs três mil provérbios, e os seus cânticos foram mil e cinco.” (1 Reis 4:32). Isto porque “Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e uma inteligência tão vasta como a areia que está na praia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.” (1 Reis 4:29, 30)
Uma leitura atenta do Livro de Provérbios também nos mostra que houve outros escritores inspirados. Provérbios 25.1 mostra que escribas do rei Ezequias editaram o material escrito por Salomão.
No final do livro temos outros escritores:
- Palavras de Agur, filho de Jaque, de Massá. (Prov 30:1)
- Palavras do rei Lemuel, de Massá, que a mãe dele lhe ensinou. (Prov 31:1)
Quase nada se sabe sobre Agur e Lemuel. Há quem pense serem apenas pseudônimos de Salomão. Outros pensam ser autores do norte da África (Massá).
Por fim, no meio do Livro de Provérbios temos um bloco de versículos (Provérbios 22.17-24.34), que são atribuídos aos “sábios”. Veja:
- Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Prov 22:17)
- Estes também são provérbios dos sábios (Prov 24:23)
Curiosamente, este bloco de provérbios tem uma semelhança enorme com um documento de sabedoria egípcia achado em 1923, Amen-Em-Ope. É fácil concluir que seja também material de Salomão que chegou no Egito, uma vez que sua sabedoria se tornou conhecida internacionalmente (1Reis 4.30). Além disso, logo no começo do seu reinado, Salomão casou-se com uma filha de faraó (1Reis 3.1).