SGN | Feb 15, 2023
Esta é uma pergunta muito boa! Ela pode ser respondida por dois ângulos.
Para quem não é um cristão ou não é membro de alguma igreja ou sinagoga, talvez não faça muito sentido ler a Bíblia. Talvez haja até um preconceito em ler a Bíblia, porque é um livro religioso, para religiosos.
Mas para o descrente, ele deveria ler Provérbio, ou a Bíblia toda, porque ela faz parte da literatura clássica internacional; porque é um livro da literatura antiga e descreve a vida num mundo e época muito distante do nosso.
Ao ler Provérbios, o descrente vai aprender como os antigos pensavam e viam o mundo ao seu redor. Então, ler a Bíblia, ou Provérbios, é adquirir conhecimento, e todo conhecimento clássico é construtivo.
Há, todavia, uma razão maior, que é boa para crentes e descrentes: lemos Provérbios para adquirir sabedoria, e todos nós precisamos de sabedoria.
Não nascemos com sabedoria, assim como nascemos com outras capacidades intelectuais como memória, observação, ou raciocínio. Podemos passar desta vida sem nunca adquirir sabedoria. Podemos adquirir conhecimento, mas conhecimento não é exatamente o mesmo que sabedoria.
A definição mais simples de sabedoria que eu achei é esta: sabedoria é o uso correto do conhecimento. É a capacidade de aplicar o conhecimento (escrito ou ouvido) para resolver os mais diferentes problemas ou enigmas da vida.
Precisamos de sabedoria para sabermos conviver com os diferentes tipos de pessoas.
Precisamos de sabedoria para saber como lidar nas mais diferentes situações da vida. Precisamos de sabedoria para saber o que é mal e como se desviar do mal.
Precisamos de sabedoria para sabermos em que ou em quem acreditar.
Para este fim, o SENHOR Deus nos deixou o livro de Provérbios. Este livro precioso traz 915 versículos, que são 915 pérolas de sabedoria para qualquer época, cultura e lugar da história humana.
Provérbios trata dos assuntos mais variados, como: Deus, educação (instrução e disciplina), verdade e mentira, honra e mansidão, riqueza e pobreza, preguiça e trabalho, ouvir e falar, tomar decisões, amizades boas e ruins, o poder das palavras, relacionamentos, confiança, educação de filhos, diferentes tipos de mulheres, emoções negativas como ira, inveja e orgulho, etc.
O Livro de Provérbio começa declarando qual é o seu propósito para quem ele é especialmente escrito.
O seu propósito é ensinar a sabedoria, a instrução, a inteligência, o bom proceder, a justiça, a retidão e a prudência (Prov 1.1-3).
Provérbios tinha um público em particular: o jovem. Este jovem, Provérbios chama de o simples. Mas o simples tem o sentido de alguém ingênuo, que é bobo nas suas decisões diárias (Prov 1.4).
A primeira lição mais básica para se adquirir a sabedoria é temer a Deus.
O temor do Senhor é o princípio do saber,
mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino.
Prov 1.7
Mas, o que é o temor do Senhor? Isto é assunto para uma outra postagem.
Por enquanto, saiba que Deus deixou o livro de Provérbios para que você possa adquirir gratuitamente a sabedoria, basta ler Provérbios!
Porque o Senhor dá a sabedoria,
e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.
Prov 2.6