Um estudo do Evangelho segundo João
A palavra de hoje é BETESDA.
E o texto é João 5 de versículo 1 a 14.
É verdade Jesus ele é rico em misericórdia.
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.” (João 5:1-2 ARA)
A palavra Betesda significa ‘casa de misericórdia’. Jesus é nossa casa de misericórdia e refúgio sempre que precisamos.
“Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse].” (João 5:3-4 ARA)
É incrível porque neste tanque jazia uma grande multidão de enfermos, cegos, coxos, e paralíticos esperando água se agitar, e o primeiro que entrava era curado.
Jesus vai até este local e vai buscar um homem que está precisando de grande ajuda.
“Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava as sim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?” (João 5:5-6 ARA)
Jesus vai ao encontro deste homem, que estava sofrendo 38 anos, e pergunta a ele, “você quer ser curado?”
Qual é a resposta deste homem?
“Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Joao 5:7-9 ARA)
Esse homem me parece que era abandonado pela família e pelos amigos.
Mas esse é Jesus, sempre buscando e encontrando aquele que é esquecido pelo sistema.
O homem recebe a cura. Jesus diz, “tome seu leito e ande.” E o versículo diz que imediatamente ele começou a andar, sem precisar de uma fisioterapia.
Não somente restabeleceu as pernas, como voltou a andar. Este é Jesus, a nossa casa de misericórdia enviada por Deus.
Mas a cura foi num sábado. Qual foi a reação dos judeus?
“Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?” (João 5:10-12 ARA)
Olha que coisa triste. Os judeus focaram na lei do sábado. Jesus focou na necessidade física e espiritual do homem, e levou a cura.
É incrível como o ser humano é mesquinho. Mas Jesus não é. Ele é a nossa casa de misericórdia enviada por Deus.
Que coisa magnífica, meus amados irmãos. Esse homem não tinha esperança, mas a Esperança foi até ele. Isso é louvável para nosso grande Deus.
“Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” (Joao 5:10-12 ARA)
Jesus vai novamente ao encontro deste homem. O encontra no templo. Dá a ele uma advertência. Este encontro não é casual, é sobrenatural.
Ele restabelece a cura física e o advertiu com uma advertência espiritual. Esse é Jesus, a nossa casa de misericórdia.
Você, meu amado, minha amada irmã, pode estar esperando um sinal, um milagre para a sua vida, para sua família. Espere pacientemente em Deus.
Assim como este homem alcançou, podemos alcançar.
Confie em Jesus Cristo, a casa de misericórdia.