Apenas… não. Não é o objetivo primário da Bíblia ser um livro histórico, mas é um livro que acontece na história, registrando linguagem, cultura, tradições, ou seja, a História.
A Bíblia contem aspectos de História, mas também aspectos de diversas áreas: Filosofia, Geografia, Antropologia, Psicologia Humana, etc. e assim traz verdades sobre muitas áreas do conhecimento humano. Na verdade, a Bíblia é uma biblioteca, que está escrita em diversos gêneros. Temos nela narrativas, poesias, legislações, reflexões filosóficas, biografias, epistolografia, e um gênero particular, que chamamos de profecias. Esse último gênero tem o principal traço de trazer oráculos de Deus através de seus porta-vozes, os profetas. A maioria destes oráculos eram para o povo de Israel.
A Bíblia acima de tudo é um livro espiritual, que conta a história de um Deus que criou e se preocupa com sua criação, sobretudo o ser humano. Ela narra num todo como o homem se distanciou deste Deus, mas mesmo assim Ele continuou em reconstruir esta relação.