Estas é uma das perguntas mais comum, mas igualmente mais complexas com relação a Deus. Não há resposta perfeita ou totalmente satisfatória.
Certa vez fizeram um pergunta muito parecida para Jesus:
¹ Naquela mesma ocasião, estavam ali algumas pessoas que falaram para Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os sacrifícios que os mesmos realizavam. (Lucas 13:1)
Estas pessoas estavam estarrecidas, se perguntando por que aqueles galileus sofreram uma morte tão trágica (Lucas 13:2). Depois Jesus relembra outra tragédia pior que aconteceu e oferece a mesma resposta para o versículo 1 acima: o pecado humano e a necessidade de arrependimento. Veja:
E, quanto àqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou, vocês pensam que eles eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Digo a vocês que não eram; mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. (Lucas 13:4-5)
Existe mal e sofrimento no mundo devido os nossos pecados.
Nesta conversa de Jesus explica a causa, mas não responde completamente à pergunta atual, quanto a permissão divina.
Entendemos que a permissão de Deus para o pecado no mundo vem do fato que somos feitos seres livres e conscientes para escolher. Este fato fica evidente na segunda tentação ocorrida na história humana, quando Caim pensava em matar seu irmão Abel. Veja o que Deus aconselhou a Caim:
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo“. (Gênesis 4.7 NVI)
Deus não teria dado tal conselho se Caim não tivesse o poder de escolha.
Um último pensamento nesta questão complexa: o que seria se Deus interferisse a cada vez que o homem estivesse para cometer uma besteira? Como iríamos aprender?