Existe uma crença ou posição filosófica quanto a Deus, chamada deísmo. Ela acredita na existência de Deus, mas este Deus do deísmo é impessoal, distante, e não sem importa nem interfere nas atividades humanas. “Ele mora do outro lado do universo.”
Para o cristão, contudo, Deus é presente, ativo, e pessoal. A Bíblia nos diz com clareza este fato.
²³ “Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe? ²⁴ Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor. (Jeremias 23:23,24)
⁶ Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. (Mateus 6:6)
⁵ Perto está o Senhor. Filipenses 4:5
Gostaria de acrescentar dois pontos. Primeiro, observe a regularidade das estações, das marés, dos movimentos das estrelas, e às vezes suas exceções. Quem controla tudo isso?
Por último, são bilhões de pessoas que tiveram suas orações atendidas (Mateus 6:6 acima) de forma ordinária ou extraordinária. Como convencer estas pessoas que Deus não atendeu às suas necessidades?