fbpx

O que são provérbios?

SGN | Feb 13, 2023

Num sentido amplo, provérbios são frases curtas que contém uma sabedoria, que traz um ensinamento prático para a vida. Geralmente os provérbios rimam para facilitar a memorização. 

Outra característica comum dos provérbios é que eles são empíricos, ou seja, eles se baseiam na observação do cotidiano, daquilo que funciona ou não, logo, o que deve ou não ser posto em prática. 

Todas as culturas têm os seus provérbios e às vezes podemos achar provérbios com o mesmo significado entre culturas diferentes. 

“You scratch my back and I’ll scratch yours.”  

“Uma mão lava a outra.”

Embutido nos provérbios há um significado que traz um ensino prático para a vida. Veja alguns exemplos populares, em português, como:

“Para bom entendedor, meia palavra basta”

(Não precisa de muita explicação para quem é atento)

“Rapadura é doce, mas não é mole.”

(Coisas agradáveis na vida dão muito trabalho para conseguir)

 “Se Maomé não vai à montanha, vai à montanha a Maomé.”

(Se não conseguir de um jeito, se ajuste e tente de outro)

A Bíblia também tem um livro com coleções de provérbios: O Livro de Provérbios! 

O livro de Provérbios em hebraico se chama meshlei, que é a primeira palavra em hebraico no livro (Prov 1.1). meshlei vem da palavra mashal (verbo e substantivo), que significa comparação, ser semelhante. Holladay também define o verbo mashal com a ideia de governar, exercer domínio (veja por exemplo Gen 1.28).

Assim como qualquer outro provérbio popular, os provérbios bíblicos são geralmente curtos e focam na vida prática. Os provérbios bíblicos podem ser ditados, admoestações ou proibições, perguntas retóricas, apelos, reflexões e até charadas. 

Qual é a diferença, então, entre os provérbios das culturais e os provérbios bíblicos, em particular os do Livro de Provérbios?

Em termos de estrutura, os provérbios bíblicos não se preocupam tanto em rimar os fonemas, mas em rimar as ideias. Os provérbios seguem o que se chama de paralelismo. Veja este exemplo abaixo:

Meu filho, 

ouça o ensino de seu pai e (A)

não despreze a instrução de sua mãe. (B)

Provérbios 1:8 NAA

(A)(B)
Ouvir Não desprezar
Ensino Instrução
Seu pai Sua mãe

A nível teológico, os provérbios bíblicos diferem, porque foram compostos por homens inspirados por Deus (2 Tim 3.14-16). É muito mais que observação popular do que funciona ou não. São homens guiados pelo Espírito Santo para escreverem a Palavra de Deus, com uma mensagem ou orientação divina.

Salomão foi um dos principais autores de Provérbios e ele recebeu a sabedoria dada diretamente por Deus: Eu [Deus] lhe dou um coração sábio e inteligente, de maneira que antes de você nunca houve ninguém igual a você, nem haverá depois de você.  1 Reis 3:12 NAA

Além disto, o Livro de Provérbios é citado e reconhecido no Novo Testamento em passagens como Rom 12.20; Heb 12.5-6; Tia 4.6; 1Ped 5.5; etc. Os apóstolos e discípulos de Jesus reconheceram sua autenticidade e o seu lugar nas Escrituras do Antigo Testamento. 

Leia Provérbios para ganhar sabedoria divina e resolver os problemas desta vida. 

Porque o Senhor dá a sabedoria, 

e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.

Provérbios 2:6 NAA

Perguntas devocionais:

Assista o vídeo acima, leia o texto da transcrição e depois responda as perguntas abaixo para refletir a respeito deste devocional:

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online gratuitos:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online gratuitos no YouTube. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos: