É estranho como algumas pessoas estudam as cartas de Paulo e concluem que ele ensina que a salvação consiste somente no ato de acreditar. Essas pessoas veem um conflito entre o ensino de Paulo e a carta de Tiago. Tiago afirma claramente que a fé sem obras é morta; ou seja, não salva. A salvação pela fé sem obediência é um mal-entendido ao qual esses mestres inspirados estão se referindo.
Neste versículo, vemos Paulo ensinando que uma pessoa não é justificada diante de Deus sem praticar a lei. Isso é o que Tiago ensina quando diz: “Assim também a fé, se não for acompanhar de obras, está morta.” (Tiago 2:17 – VFL). Uma fé morta é como uma árvore que não dá fruto. Uma fé que salva produz frutos (boas obras) para a glória de Deus.
É importante lembrar que a graça imerecida de Deus é o que salva todos os que são justificados. No entanto, a Bíblia ensina que devemos ter uma fé viva para aceitar essa graça. Uma fé viva nos escritos de Tiago é uma fé obediente nas cartas de Paulo. Este é o único tipo de fé que salva.