Deus não tem favoritos. A Bíblia sempre mostrou, de forma negativa, o resultado de pais que mostravam favoritismo a um de seus filhos. Isso sempre leva a problemas. Deus nunca faz isso. Ele ama a todos igualmente e além de toda a nossa imaginação. Ele provou isso dando Seu filho Jesus para salvar todos os que O aceitassem.
No entanto, Deus só pode abençoar aqueles que permitem que Ele o faça. Ele quer salvar a todos, mas só pode salvar aqueles que fazem de Jesus seu Cordeiro sacrificial. Deus não tem prazer em condenar ninguém, mesmo o mais vil pecador. No entanto, Ele fará porque Ele é o Juiz do Universo e deve julgar com justiça.
Quando nós, que também somos pecadores, julgamos uns aos outros, estamos dizendo que reconhecemos que essas ações são más. E se voltássemos o foco de nosso escrutínio para nós mesmos, perceberíamos que o melhor que podemos fazer por aqueles cativados pelo pecado ao nosso redor é modelar uma vida de devoção a Deus. Então, quando oferecemos conselhos sobre uma escolha pecaminosa, estaremos muito mais aptos a ser ouvidos.